Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Quissamã.

por ana.carolina — publicado 29/08/2019 21h50, última modificação 29/08/2019 21h48
Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Quissamã.

Moção de Aplausos concedida ao (CRCRJ) na noite desta Quinta-Feira.

A Câmara Muncipal de Quissamã concedeu na noite de hoje (29) uma moção de Aplausos ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).

O Projeto de Moção de Aplausos nº 04/2019, que dispõe sobre Moção de Aplausos ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro CRCRJ é apenas uma singela homenagem a este órgão indispensável a fiscalização dos trabalhos dos profissionais de contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião estiveram presentes o Presidente do (CRCRJ) o senhor Waldir Jorge Ladeira dos Santos, o representante da Comissão Regional de Contabilidade (CAP) do CRCRJ o senhor Alves Alvarenga, os vereadores Luiz de Acil, Calico Leite, Alexandre de Souza, Francisco Xavier e Luciano Pessanha representando a Casa Legislativa, a prefeita Fátima Pacheco, a secretária de fazenda Simone Moreira, Contadores da cidade de Quissamã e funcionários da Casa.

O Presidente do Conselho ministrou uma pequena palestra ressaltando a importância da atuação do contador nos órgãos públicos, a responsabilidade social e a valorização da profissão.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO: O CRCRJ é uma Autarquia Federal criada pelo Decreto-lei 9.295/46. Ele é subordinado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e compõe o sistema CFC/CRCs, ao lado dos outros conselhos regionais. Sua jurisdição abrange todo o Estado do Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia em três pilares: a fiscalização do exercício da profissão contábil; o registro de profissionais da contabilidade e escritórios contábeis; e o desenvolvimento profissional dos mesmos.

A Fiscalização do CRCRJ é, por natureza, preventiva. Busca divulgar as normas e os princípios que regem o exercício da profissão contábil, fiscalizando seu cumprimento. Assim, a fiscalização abrange, de um lado, os aspectos preventivos, ou de orientação e, de outro, o aspecto punitivo, que objetiva levantar as irregularidades e aplicar as devidas penalidades, sempre com o objetivo primordial de aprimorar o exercício profissional. Atuando lado a lado do departamento de Fiscalização está o de Desenvolvimento Profissional.

Por meio dele, são oferecidos diversos cursos totalmente gratuitos ao profissional regular. O objetivo é oferecer capacitação de qualidade, para que os bons profissionais permaneçam atualizados e no mercado de trabalho. O terceiro pilar é o departamento de Registro, responsável por registrar os profissionais da contabilidade e escritórios de contabilidade. 
Em 2016, o CFC retirou prazo máximo de 2 anos para registro após a aprovação no exame de suficiência. Assim, uma vez aprovado, o profissional poderá se registrar no CRCRJ a qualquer momento. O departamento de Registro também fornece todos os dados necessários para traçar o perfil da classe contábil fluminense, que já conta com mais de 55 mil profissionais.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.