Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Quissamã.

por ana.carolina — publicado 29/08/2019 21h50, última modificação 29/08/2019 21h48

Moção de Aplausos concedida ao (CRCRJ) na noite desta Quinta-Feira.

A Câmara Muncipal de Quissamã concedeu na noite de hoje (29) uma moção de Aplausos ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).

O Projeto de Moção de Aplausos nº 04/2019, que dispõe sobre Moção de Aplausos ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro CRCRJ é apenas uma singela homenagem a este órgão indispensável a fiscalização dos trabalhos dos profissionais de contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião estiveram presentes o Presidente do (CRCRJ) o senhor Waldir Jorge Ladeira dos Santos, o representante da Comissão Regional de Contabilidade (CAP) do CRCRJ o senhor Alves Alvarenga, os vereadores Luiz de Acil, Calico Leite, Alexandre de Souza, Francisco Xavier e Luciano Pessanha representando a Casa Legislativa, a prefeita Fátima Pacheco, a secretária de fazenda Simone Moreira, Contadores da cidade de Quissamã e funcionários da Casa.

O Presidente do Conselho ministrou uma pequena palestra ressaltando a importância da atuação do contador nos órgãos públicos, a responsabilidade social e a valorização da profissão.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO: O CRCRJ é uma Autarquia Federal criada pelo Decreto-lei 9.295/46. Ele é subordinado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e compõe o sistema CFC/CRCs, ao lado dos outros conselhos regionais. Sua jurisdição abrange todo o Estado do Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia em três pilares: a fiscalização do exercício da profissão contábil; o registro de profissionais da contabilidade e escritórios contábeis; e o desenvolvimento profissional dos mesmos.

A Fiscalização do CRCRJ é, por natureza, preventiva. Busca divulgar as normas e os princípios que regem o exercício da profissão contábil, fiscalizando seu cumprimento. Assim, a fiscalização abrange, de um lado, os aspectos preventivos, ou de orientação e, de outro, o aspecto punitivo, que objetiva levantar as irregularidades e aplicar as devidas penalidades, sempre com o objetivo primordial de aprimorar o exercício profissional. Atuando lado a lado do departamento de Fiscalização está o de Desenvolvimento Profissional.

Por meio dele, são oferecidos diversos cursos totalmente gratuitos ao profissional regular. O objetivo é oferecer capacitação de qualidade, para que os bons profissionais permaneçam atualizados e no mercado de trabalho. O terceiro pilar é o departamento de Registro, responsável por registrar os profissionais da contabilidade e escritórios de contabilidade.
Em 2016, o CFC retirou prazo máximo de 2 anos para registro após a aprovação no exame de suficiência. Assim, uma vez aprovado, o profissional poderá se registrar no CRCRJ a qualquer momento. O departamento de Registro também fornece todos os dados necessários para traçar o perfil da classe contábil fluminense, que já conta com mais de 55 mil profissionais.