Projeto de Lei dá nome de "Florentino Alves Pessanha", a ponte que liga o Canto de Santo Antônio ao trevo do Imbiú x Penha.
De autoria do vereador JOSÉ BORBA, o Projeto de Lei nº 93 de 2019, APROVADO EM SEGUNDO TURNO na Sessão Ordinária desta quarta-feira (04) visa homenagear ao Sr º Florentino Alves Pessanha, popularmente conhecido como “Moreno”.
A proposição é consoante com a legislação em vigor, uma vez que a Lei Orgânica do Município de Quissamã estabelece a denominação de próprios, vias e logradouros públicos como atribuição da Câmara Municipal, através do art. 16, inciso XIII, ressalvando no art. 273 que o Município não poderá dar nomes de pessoas vivas a bens, serviços e logradouros.
Justificativa:
Nascido em 01 de agosto de 1917, filho do Srº Benedito Pessanha, popularmente conhecido como Canjica e Srª. Joana Sales. Ainda menino, falecido senhor Florentino estabeleceu residência em Quissamã, adotando-a como Terra Natal. Conhecido por sua notável sabedoria, honestidade e generosidade, constituiu sua família e seu pequeno agronegócio em Canto de Santo Antônio, onde foi construída a antiga e singela ponte usada rotineiramente pelos moradores e demais transeuntes e que Srº Florentino, Moreno, por várias vezes a refez.
Contribuiu com a Pátria no período da Segunda Guerra Mundial, onde guarneceu na Cavalaria Montada por 3 anos no Exército Brasileiro aguardando possível convocação para frente de batalha. Com sua esposa Abiguinalda Batista de Matos educou 8 filhos a saber: Paulo, Joana, Maria da Penha, Benedito, Maria Elza, Antônio, Salvador e Lourenço (in memoriun). Deixa como legado, um exemplo a ser relembrado e honrado conforme certificam as histórias reproduzidas por diversas personalidades da região.
Acompanhe o Projeto pelo link do SAPL:https://sapl.quissama.rj.leg.br/materia/1536